Últimas Notícias
Capa / NOTÍCIAS / Aplicativo apresenta informações sobre municípios paraenses

Aplicativo apresenta informações sobre municípios paraenses

Uma nova ferramenta para conhecer e divulgar o estado já está à disposição dos paraenses e de turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo, é o Aplicativo (app) “Bem Pará – A Amazônia que encanta”. Apresentado nesta terça-feira, 12, durante o lançamento da sexta campanha institucional do Governo do Estado, no Espaço São José Liberto, o “app” reúne informações úteis sobre os 144 municípios, que vão desde a descrição, história, economia, principais atrativos, localização, municípios próximos, distância da capital, quando ir, como chegar e contatos.

Uma das preocupações principais dos desenvolvedores do aplicativo é que, além de informativo, pudesse ser uma ferramenta acessível. “Ele foi trabalhado de forma que, depois de ser carregado pela primeira vez, quando irá armazenar os dados, seja bem leve nos próximos acessos, por isso, trabalhamos com fotos reduzidas, para termos uma navegação mais rápida”, explica o analista de sistema Márcio Passos, um dos desenvolvedores do aplicativo.  Ele ressalta ainda que o aplicativo pode ser baixado de maneira simples e rápida, inicialmente para Android e, em breve, também para IOS.

Para o secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, uma das vantagens da ferramenta em relação a outras disponíveis é o fato de poder ser usado no modo offline. “Depois de baixar a primeira vez, os dados ficam armazenados, por isso, não será preciso estar conectado a internet para se ter acesso a esses dados”, explicou.

Além disso, a nova plataforma digital é de fácil acesso e deve reunir o maior número possível de dados sobre as diversas localidades paraenses. E para isso, vai contar com a colaboração dos próprios paraenses. “Pensamos em algo que as pessoas pudessem colaborar, seja com informações sobre um determinado lugar que elas já estiveram ou ainda com fotos, que poderão ser enviadas por email”, ressaltou.

Por meio do app é possível encontrar os municípios, as regiões do Estado e as abas “ParáCurtir”, com dicas de eventos e festividades; “ParáComer”, com informações sobre a gastronomia regional; “ParáEntender”, que é uma espécie de glossário com gírias paraenses; “ParáEncantar”, que apresenta a rica cultura do Estado; “ParáVer”, um cardápio de vídeos que apresenta o Pará e “ParáConhecer”, com informações sobre os lugares que podem e devem ser visitados por paraenses e turistas, caso de Alter do Chão, que já foi eleita duas vezes, pelo jornal britânico The Guardian, a praia de água doce mais bonita do mundo, conhecida como o ‘Caribe brasileiro’, e que está localizada a 38 km de Santarém.

Círio

O lançamento do aplicativo, a pouco menos de um mês para a maior festa dos paraenses, o Círio de Nazaré, foi justamente para antecipar as diversas atividades possíveis dentro de um estado, como o Pará, além do que já ocorre tradicionalmente no Círio, na capital. A ideia é também colaborar com mais informações direcionadas aos turistas e paraenses, vindos de várias partes do estado e do país, que visitam o Pará nessa época do ano.

De acordo com estimativas da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Pará deve receber este ano, durante o Círio, cerca de 77,6 mil turistas, que costumam permanecer uma média de 6,91 dias na cidade. A maior parte é composta por turistas vindos dos Estados do Maranhão (17,3%), Rio de Janeiro (13,3%), São Paulo (9,7%), Amazonas (8,9%), Ceará (7,9%), Distrito Federal (5,7%), Bahia (4,8%), Pernambuco (3,8%), Amapá (3,6%), Minas Gerais (3,4%), outros (21,6%).

Por Alexandra Cavalcanti

Sobre Click Estacão

Postado por click Estação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*