Últimas Notícias
Capa / Região / Cada brasileiro gera 400 quilos de resíduos

Cada brasileiro gera 400 quilos de resíduos

Quase 80 milhões de toneladas foi o total de resíduos gerados no Brasil em 2015. Cada brasileiro chegou a gerar 391 quilos de resíduos, um volume maior que países como o Japão e a Coreia, por exemplo. A informação foi divulgada pela Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais na nova edição do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, principal radiografia sobre a gestão de resíduos no país.

Pelos números, ainda há um grande desafio pela frente, mas você pode fazer a sua parte. Em Canaã dos Carajás, os resíduos podem ser entregues na sede da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coolettar). A Cooperativa, que participa do programa Agir-Ação de Geração e Incremento de Renda, desenvolvido pela Vale e Fundação Vale, tem recebido capacitação e assistência técnica. Somente de janeiro a maio deste ano, mais de 100 toneladas de resíduos deixaram de ir para o lixo, para ter uma destinação sustentável, que preserva o meio ambiente.

Confira algumas dicas abaixo:

Informe-se sobre locais na sua cidade, que reaproveitam resíduos;

– Comece a sua coleta seletiva: tenha uma lixeira exclusiva para os restos de alimentos e em outra separe os chamados resíduos secos, materiais que podem ser reaproveitados;

– Papel, papelão, sacolas plásticas, garrafas pet, embalagem longa vida de leite e suco, vidros e latinhas de refrigerantes. Todos esses materiais podem ser reciclados ou reutilizados;

– Separe também Isopor que protege móveis ou eletrodomésticos e mangueiras, balde, bacias e galões de água mineral. O ideal é que esses materiais estejam limpos, sem restos de alimentos/bebidas.

A Cooperativa fica na Av. Industrial, s/nº, quadra 02, lote 06 B. Caso você tenha um comércio ou queira organizar a coleta seletiva no seu bairro, ligue para a Coolettar (94) 99134-9646. Os bairros Centro, Novo Brasil e Amec já têm coleta.

Meio Ambiente 

Em Canaã também funciona um Comitê, fruto de Programa de Educação Ambiental, uma condicionante para operações das minas do Sossego e do S11D, e um Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos formado pela Prefeitura, Vale, Ises, Agencia Canaã, empresários, secretarias municipais e comunidades. Por meio do grupo, a Cooperativa será beneficiada ainda com a coleta seletiva realizada em repartições públicas. Recentemente, a prefeitura municipal decretou a realização da separação de resíduos nesses órgãos.

Outra ação da prefeitura de Canaã é o início da construção de um aterro sanitário. Todas as ações integram o Plano Municipal de Saneamento Básico, elaborado com o apoio da Vale. O plano contempla, por exemplo, a implementação do sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e trata ainda do acondicionamento, coleta e limpeza urbana  dos resíduos domiciliares.

Sobre Click Estacão

Postado por click Estação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*