Últimas Notícias
Capa / NOTÍCIAS / Corpo de Bombeiros de Parauapebas conta com mergulhadores

Corpo de Bombeiros de Parauapebas conta com mergulhadores

Com a chegada do inverno, as chuvas estão caindo com maior frequência e intensidade em Parauapebas e região, o que tem deixado a central do Corpo de Bombeiros de Parauapebas em situação de alerta até porque a corporação dá suporte à região de Carajás. A equipe é formada por 49 profissionais, de prontidão 24 horas por dia para dar socorro a quem precisa.

As previsões meteorológicas são de muitas chuvas em Parauapebas e região até meados de março deste ano. Nos últimos dias, o nível da água do rio que corta a cidade, o Parauapebas, começou a se elevar, o que não deixa de ser um perigo até para quem convive diretamente com as águas, no caso os ribeirinhos.

Perigo maior ainda é para quem gosta de se divertir em balneários e às margens de lagos, que não se preocupa com os riscos e acaba vítima das águas, como o adolescente João Victor, de 17 anos, que em 14 deste mês morreu afogado. Outro caso foi o do empresário José de Ribamar da Silva, conhecido como Maranhão Chaves, que morreu afogado depois que perdeu o controle do veículo, encontrado no balneário Zé da Praça, na Vila Palmares II.

Em ambos os casos, os bombeiros nada puderam fazer porque a corporação sequer contava com mergulhadores e equipamentos adequados. Essa situação agora começa a fazer parte do passado. Pela primeira vez na história de Parauapebas, o Corpo de Bombeiros terá mergulhadores. Inicialmente, requisitados de Belém.

Quatro bombeiros mergulhadores já estão em Parauapebas, onde vão ficar por tempo indeterminado. Eles contam com equipamentos novos, o que vai facilitar os trabalhos de resgate em casos de afogamento, conforme ressalta o subcomandante do CB, tenente Waulison, que tem 11 anos de carreira como bombeiro militar e que há cinco meses está à frente da corporação, em Parauapebas.

Com a intensidade das chuvas, a preocupação nesse momento é com os possíveis desmoronamentos em áreas consideradas de riscos, que não são poucas no município. O Corpo de Bombeiros de Parauapebas trabalha em parceria com a Defesa Civil, o que é fundamental para dar mais qualidade de socorro às vítimas, quando necessário.

“Hoje, nós temos alguns equipamentos de socorro modernos e que estão funcionando plenamente, além de oito viaturas, incluindo duas ambulâncias. Nós também disponibilizamos de uma lancha para ser utilizada quando necessária,” sublinha o subcomandante Waulison.

É o bombeiro militar quem dá as dicas para evitar afogamento: não mergulhar em igarapés e rios que estão com as águas escuras e com as correntezas fortes; evitar o consumo de bebidas alcoólicas em balneários, uma vez que ninguém está livre de ser vítima de acidentes; se beber, manter-se bem longe das águas.

Em situações de emergência, a população pode ligar para o telefone fixo do Corpo de Bombeiros: 3346-4010.

Texto: Antônio Marcos / Fotos: Matheus Costa – Ascom/PMP

DSC_0600

Sobre Click Estacão

Postado por click Estação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*