Últimas Notícias
Capa / Eventos / INICIATIVAS DA UFRA PARA O FORTALECIMENTO DA AGRONOMIA SÃO APOIADAS PELA PREFEITURA

INICIATIVAS DA UFRA PARA O FORTALECIMENTO DA AGRONOMIA SÃO APOIADAS PELA PREFEITURA

Em comemoração ao Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, celebrado dia 12 de outubro, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) – campus Parauapebas – realizou o I Interagro, o Evento de Integração do Curso de Agronomia da Universidade. Foi na terça-feira, 10, com a participação de cerca de 150 alunos.
O evento teve apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Produção Rural (Sempror), e do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz). Além de palestrantes e representantes da Ufra, como o reitor Marcel Botelho, estavam presentes a diretora do campus, Kaliandra Alves; a coordenadora do Curso de Agronomia, Claudete Rosa; e a professora Francislene Sucupira, da comissão organizadora do Interagro.
A proposta da integração é de atualizar não apenas os discentes de Agronomia, mas também os produtores rurais e a comunidade, a respeito das temáticas específicas da área, além de proporcionar a troca de experiências entre empresas, profissionais e egressos do curso, visando ao fortalecimento do setor agropecuário na região. Para isso, houve uma vasta programação, incluindo diversas palestras e momentos de integração e confraternização.
“A importância da assistência técnica no sucesso de uma propriedade rural”, “A bovinocultura no sudeste do Pará” e “O cooperativismo na região de Carajás” foram alguns dos temas abordados durante o período da manhã. Já à tarde foi proporcionado aos participantes um momento de integração do curso.
Para Leomara Pessoa, aluna do curso de Agronomia, o evento agregou novos conhecimentos, indispensáveis para o sucesso da carreira. “É um evento em que podemos adquirir novos conhecimentos e nos atualizar sobre as condições do mercado, o que vai contribuir bastante com minha formação tanto na condição de aluna quanto de futura engenheira agrônoma. Aqui temos a oportunidade de trocar informações com aqueles que já têm experiência na área”.
O reitor da Ufra, Marcel Botelho, avaliou o evento como grandioso e relevante para a comunidade universitária e sociedade. “É um evento que traz a integração da universidade com a sociedade, traz discussões importantes e fortalece nossa missão de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região”.
PARCERIAS
Para a professora Francislene Sucupira, todo empenho daqueles que fizeram o evento acontecer foi recompensado com o resultado obtido. “Para a realização do Interagro contamos com a participação de vários parceiros: Embrapa, Emater, Prefeitura de Parauapebas, Feab e alguns alunos egressos. Estamos orgulhosos com o resultado, pois fomos além do que previmos no começo”.

Na ocasião, o secretário de Educação, Raimundo Neto, representou o prefeito Darci Lermen e citou o quanto a parceria entre universidade e prefeitura é importante para o fortalecimento e desenvolvimento da região. “Tanto a Ufra quanto o governo buscam fortalecer a agricultura. E trabalhando em parceria podemos fazer muito mais”.

O secretário de Produção Rural, Eurival Martins, o Totô, falou sobre a importância de novos parceiros. “Estamos buscando ampliar a parceria que já temos com a Ufra, inclusive no quesito pesquisa e extensão”.

Texto e fotos: Messania Cardoso?Semed

Prefeitura Municipal de Parauapebas | Assessoria de Comunicação Social

Sobre Click Estacão

Postado por click Estação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*