Últimas Notícias
Capa / NOTÍCIAS / SESPA APRESENTA MODELO DE CONSÓRCIO DE SAÚDE A SER IMPLANTADO NO HGP

SESPA APRESENTA MODELO DE CONSÓRCIO DE SAÚDE A SER IMPLANTADO NO HGP

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) apresentaram na manhã de hoje, 2, o modelo previsto do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Carajás (CIS Carajás) para técnicos e conselheiros de saúde, além de vereadores dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.

Realizado no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), o encontro é mais um ato pactuado após a assinatura da Carta de Intenções dos prefeitos dos quatro municípios, em março deste ano, para criação do consócio que deve avaliar o melhor modelo de atendimento do HGP. A manutenção deverá ser custeada com recursos do governo estadual, municípios pactuados no consórcio e da produção de atendimento do SUS.

Heloisa Guimarães, secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde da Sespa, é quem está conduzindo a Comissão de Estudos de Viabilidade Técnica e Financeira de Serviços a Serem Consorciados. “Parauapebas está sediando essa reunião grandiosa. É o primeiro consórcio desse porte no Estado em que serão oferecidos serviços de saúde consorciando quatro municípios. O governo do Estado vai arcar com 51% do custo para viabilização”, afirma a secretária. Outra comissão é responsável pela Condução do Processo Legal de Constituição do Consórcio.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, diz que vem trabalhando para que o convênio seja executado ainda neste ano. “Esperamos que já a partir do segundo semestre a população dessas cidades passem a contar com o HGP conveniado. Essa ação vai influenciar positivamente no atendimento de saúde em toda nossa reunião”, assegura Darci Lermen.

Texto: George Anderson

Fotos: Bruno Cecim

Sobre Click Estacão

Postado por click Estação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*