Últimas Notícias
Capa / NOTÍCIAS / Vacina contra a febre amarela acaba nos postos de saúde de Paruapebas

Vacina contra a febre amarela acaba nos postos de saúde de Paruapebas

Depois do surto de Febre Amarela em algumas regiões do Brasil, a procura pela vacina que protege da doença aumentou nos postos de saúde de Parauapebas, no sudeste do Pará. O estoque da vacina, no município, acabou em poucos dias devido a procura da população pela dose de imunização.

De acordo com a Coordenadora de Imunização do município, Daniele Maria, o Ministério da Saúde enviou duas mil doses da vacina contra a febre amarela para Parauapebas em 2017, mas devido ao surto da doença em alguns estados do país acabou deixando a população com medo, por isso a procura pela vacina aumentou nos últimos dias.

“Desde que houve os casos de febre amarela em Minas Gerais, a população procurou demais essa vacina e a gente sentiu isso, porque o que foi solicitado foi só as doses da nossa rotina e acabou com essa alta procura a gente ficou realmente sem vacina”, disse a coordenadora.

A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas informou que já solicitou para a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) mais de 400 doses de vacina contra a febre amarela e que nesta quarta-feira (1º) todas as unidades de saúde serão reabastecidas com a vacina da doença.

“Parauapebas não tem risco, não houve nenhum caso aqui no Pará que desse para a gente estar se desesperando ou chamando a comunidade. Por enquanto o nosso estado está perfeito, sem risco e sem problema para a febre amarela”, afirmou Daniele Maria.

Apesar da Secretaria Municipal de Saúde informar que não há casos de febre amarela na região, a população está com medo e mesmo assim vai aos postos de saúde procurando uma dose da vacina.

“Porque a febre a amarela é uma coisa que qualquer um deve se preocupar. Porque mata mesmo, deixa sequelas, então a gente fica preocupada”, disse a dona de casa Maria Carvalho.

A Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) descartou qualquer situação alarmante aqui no Pará. Segundo a Sespa, não há mortes para serem apuradas e nem pessoas internadas com sintomas da doença. Dos 144 dos municípios paraenses, 129 receberam indicação do Ministério da Saúde para a vacinação contra a febre amarela. A recomendação nacional da vacina é para quem mora ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata.

 

Sobre Click Estacão

Postado por click Estação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*